O que é acne felina?


Olá, humanidade!

O assunto aqui é de utilidade pública: acne felina! Não sabe o que é? Se prepara então que vou te inteirar sobre o assunto! 

Seu gato tá com uns pontinhos pretos embaixo do queixo, mas você não sabe direito o que é aquilo? 

Seu gato coça demais o queixo? 

Seu gato vive com feridas no pescoço e você não sabe o que fazer para evitar que isso aconteça?

Não sabe como são esses pontinhos? Confere essa imagem aqui:


foto: @dra.natashafirmovet
Pois é, está vendo esses pontinhos? Eles não são nada menos do que acne. Sim, humanos, os gatos, também sofrem desse mal. A acne felina, pode surgir em qualquer idade e sexo nos gatos, mas, justamente por ser considerada um problema que se dá apenas em humanos, ela passa despercebida. 

1º Sintomas da acne felina

Os sintomas da acne felina, são os famosos pontos pretos, que inflamam, ficam vermelhos, doloridos e muitas vezes podem até sair pus. Outro sintoma é coceira, o gato coça demais a região do queixo se estiver com acne, coça tanto que pode até causar feridas. 

Se não for tratado, pode gerar furunculose que é uma inflamação bem grande na região da pele e também edemas que são super nocivos para eles. Ou seja, fica atento aí, humano. 

2º O que pode causar a acne felina?

Diversas coisas podem causar acne felina, mas a mais comum de todas elas são os pratinhos de plástico, seja de comida ou de água. 

O plástico é poroso e acumula bactéria, ou seja, assim as bactérias acumulam no queixo do animal e geram a acne. 

Outra questão também são problemas hormonais, igual em vocês, para identificar certinho é bom ir ao veterinário. A última razão é limpeza, os gatos não conseguem limpar o queixo com a própria língua, aí acaba sendo uma região que não fica tão limpinha como o resto do corpo.

3º Como prevenir a acne felina?

O ponto principal e mais importante é: não usar comedouro de plástico, investe em um comedouro de porcelana, vidro ou inox que parte dos problemas acabam. 

Ajude seu gato a manter a região limpa, justamente por não ser muito fácil manter a área limpa como gostariam ou seja, passe um paninho uma vez por semana para ajudar a tirar parte da oleosidade, seu gato agradece. 

4º Como tratar a acne felina? 

Caso identifique o problema no seu gato, não tome decisões precipitadas, como extrair o cravo ou o pus. 

Leve-o ao veterinário, para que o profissional tome as medidas necessárias para ajudar. Em casa, apenas limpe o local com um pano úmido. 

Se o problema voltar a aparecer, é importante fazer um acompanhamento com o veterinário para que ele possa recomendar os antibióticos, anti-inflamatórios e desinfetantes de pele para ajudar a controlar a oleosidade. 


Bom, humano, agora que você sabe o que é acne felina, como ela é causada, como evitar e como tratar. Eu os deixo com o link para os meus comedouros que não permitem que isso aconteça com o seu gato, ele não merece. Tem de inox, de porcelana, de cerâmica, alto, baixo, tem de tudo, menos plástico!

Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato
Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.