Como socializar um gato arisco?

 


Os felinos são animais de personalidade forte, assim como existem gatos que adoram um carinho, também existem alguns que não são muito fãs de interação que são os considerados ariscos. 


Em muitas situações esses felinos não costumam demonstrar grandes emoções, mas a situação pode ser um pouco problemática se ele for arisco demais. Um gato muito anti-social, não é tão fácil de lidar, já que ele pode morder, arranhar e ficar escondido, o que dificulta seu acesso a ele. Alguns fatores podem ser resultantes deste comportamento nos felinos, como: traumas, medo, insegurança, ansiedade e falta de contato com humanos,  ou outros animais. 


Gatos filhotes são mais fáceis de socializar por estarem acostumados desde pequenos a receber carinho, mas isso não significa que felinos adultos são impossíveis de amansar. Muito pelo contrário, a prática exige muita paciência e saber respeitar o tempo do gato para aceitar carinhos, etc, com calma tudo tende a dar certo. 


Por que alguns gatos são ariscos?


Existem vários fatores que podem deixar o gato arisco, mas antes de qualquer coisa leve-o ao veterinário para um check-up e ter certeza que ele não está tendo esse tipo de comportamento por causa de uma possível dor ou doença, já que os felinos são mestres em disfarçar qualquer indício de estarem doentes. 


Os felinos adotados têm grandes probabilidades de terem sofrido algum trauma ao longo da vida, nesses casos a paciência é essencial, lembre-se que a maioria dos gatos foram adotados em ongs ou vieram da rua e não sabem o significado de um carinho.


Medo, ansiedade e insegurança no ambiente em que vivem podem levá-los a ficarem mais ariscos e desconfiados. Estimule o felino a conhecer o ambiente, crie atividades que interajam com os cômodos da casa, como por exemplo esconder alguns petiscos ou o brinquedo favorito dele e incentivá-lo a procurar. 


Como amansá-los? 


Após levá-lo ao veterinário e garantir que está tudo certo com a saúde do seu felino, descubra a causa se é o ambiente, pessoas, barulho, etc e tente amenizar esse problema. 


Em seguida, não force amizade nem tente pegá-lo no colo enquanto ele tenta fugir, isso só vai piorar a situação e deixar o felino ainda mais ansioso. 


Agrade seu felino com brinquedos, petiscos e carinhos quando ele permitir, com isso ele começará a associar sua presença com coisas boas e a se sentir mais seguro quando estiver perto de você. 


Não o repreenda com violência física ou gritos, isso vai deixá-lo ainda mais assustado e arisco, tenha paciência quando ele fizer algo errado, um ''não'' firme é suficiente. 


Talvez seja um pouco difícil domesticar um felino, mas com paciência e a utilização dos meios certos, como brinquedos, petiscos e atividades diárias de interação, a socialização tem tudo para dar certo!


Se o comportamento arisco persistir, procure um especialista em comportamento felino para ajudar você e seu gato. 


Seguindo essas dicas, tenho certeza que em breve você e seu gato serão bons amigos. 


Ronrons,

Chico.

CEO - Cansei de ser gato 



Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.