Telas de Proteção para Gatos

 


Para alguns humanos, telar a casa ainda é um tema polêmico, "vai ficar feio" "atrapalha a vista" "suja muito" e uns apelam para o bom e velho " gatos devem ser livres para viverem seus instintos", mas já adianto que não é bem assim que funciona!


As telas são importantes tanto em apartamentos quanto casas, nos apartamentos principalmente devido às alturas, porque sabemos que os felinos não voam e nem sempre caem em pé, dependendo do tamanho da queda. Enquanto em casas, é para manter a segurança do felino e evitar o acesso a rua! 


"Chico, quais são os perigos que meu gato está sujeito, caso eu não instale redes de proteção na minha casa?"


MUITOS!


Vou explicar os principais:


1º Quedas fatais


Por serem caçadores, seus instintos são capazes de usar toda a concentração para perseguir um mero mosquito, ou até mesmo luzes refletidas pelas paredes. Na busca pela presa, os felinos podem perder a noção de altura e espaço, podendo originar quedas graves! 


Além disso, não é só a caça que pode colocar seu gato em perigo, já que o medo também pode ser um causador de uma possível tentativa de fuga! Barulhos altos, pessoas estranhas, outros animais, pode assustar o felino e no desespero ele pode optar pela janela como uma rota de fuga, por mais perigoso que possa ser. 


2º Perigos da rua


Eu sempre falo que gatos não podem ter acesso rua, por estarem sujeitos a inúmeras doenças, atropelamentos, brigas e até mesmo encontros desagradáveis com humanos desumanos. Ou seja, aquele papo de que gatos precisam dar passeios na rua para seguirem seus instintos, é fake news

Gatos podem viver muito bem dentro de casa, onde há comida, água, cama quentinha, segurança e um humano para serví-los, melhor impossível!


3º Doenças


Para finalizar, seu gato está sujeito a contrair doenças como FIV (Aids Felina), FELV (Leucemia Felina) e PIF (Peritonite Infecciosa Felina), essa última é uma doença que se manifesta devido ao estresse que seu felino pode passar durante os passeios na rua. Além de tudo, essa e as outras doenças citadas diminuem a expectativa de vida do seu gato, possuem tratamento constante e são contagiosas caso haja outros felinos na casa, você não quer isso para o seu gato, certo? Então, mantenha-o dentro de casa saudável e em segurança, humano! 



4º Qualidade de vida


O último e talvez o mais importante:  a expectativa de um felino que tem acesso a rua diminui drasticamente, gatos que têm acesso a rua vivem aproximadamente 2 anos, enquanto gatos que ficam seguros em casa podem viver em média 16 anos (eu tenho vários amigos de 20).



Sabendo disso, telar o apartamento é um investimento preventivo em prol da segurança do seu gato é extremamente importante que ele seja feito por completo. Sim, as janelas basculantes também. 

Os felinos têm uma imaginação incrível, por menor que seja a passagem, ela pode ser uma novidade que o seu gato deve inspecionar, então para evitar possíveis tragédias, proteja a casa toda, humano.


Agora que você já está informado, não há desculpas para não telar sua casa e proteger seu gato de todos os riscos que existem por aí.


Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato


Compartilhe:

2 comentários :

  1. Chico, como tornar uma casa (e não apartamento) segura para gatos?

    ResponderExcluir
  2. Chico meu gato destruiu a tela que coloquei, o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.