E aí, humanidade! Vim trazer um tema polêmico, mas é necessário que essa informação seja bem disseminada. 

O tema do meu texto hoje é: mordida do gato.

Sim, vou desmistificar todos os mitos sobre a mordida do gato, confere aí. 

1º Mordidas de gatos podem causar infecções? 

A grande questão é, não são só as mordidas de gatos que podem causar infecções, como também a mordida de qualquer outro animal, inclusive de um humano. 

Qualquer mordida pode estar contaminada por bactérias patogênicas. 

2º A saliva dos gatos mesmo vacinados pode gerar amputação do membro mordido? 

Vamos lá, qualquer infecção não tratada corretamente pode gerar problemas graves, como necrose dos tecidos ou amputação de um membro. Ou seja, não é um problema relacionado exclusivamente a mordida do gato. 

3º Na boca do gato podem existir bactérias. 

Na boca do gato pode sim, existir bactérias, mas, dependendo do sistema imunológico do humano e dos cuidados que ele ou ela, teve após o acidente pode evoluir para um caso mais grave. 

Porém, vale ressaltar novamente, que isso não é culpa do gato, isso poderia acontecer com a mordida de qualquer outro animal, ou até mesmo com ferimentos por objetos e plantas. 

4º Existe uma bactéria perigosíssima na saliva dos gatos 

Não.  A evolução do quadro de infecção depende da pessoa e do seu histórico de saúde. Lembrando também, que isso não é uma exclusividade para gatos, existem humanos, que já foram mordidos por outros humanos e tiveram um quadro de infecção ainda mais grave que a mordida de muitos gatos e cachorros. 

Essas são apenas algumas das coisas que ouvi a respeito da mordida felina, mas, existem muitas outras coisas que os humanos dizem por aí, que antes de você acreditar e sair compartilhando, você deve procurar saber se aquela informação é verdade, até pra não manchar a nossa reputação, entende né, humano? 

Mas, pra deixar esse texto ainda mais informativo, caso ocorra de você ser mordido por um gato ou qualquer outro animal, até mesmo um humano (vai que), vou te falar o que você deve fazer para evitar que o quadro se agrave: 

1º Limpar muito bem o local do ferimento com água e sabão. 
Esse tópico é muito importante para qualquer ferimento, sendo ele mordida ou não, é importante limpar muito bem e tratar direitinho justamente para evitar complicações futuras. 

2º Vai dar pra cicatrizar em casa ou é melhor procurar ajuda médica? 
Agora é o momento de analisar o estrago. 

Se foi só uma mordiscadinha de leve, não foi nada profundo? Dá pra tratar em casa tranquilo.

Mas, se foi mais profundo, você está com dificuldade para mexer o local da mordida, aí, é indicado procurar ajuda de um médico pra te ajudar a cuidar e evitar problemas. 

3º O animal que te mordeu está com a saúde em dia? 
Se foi o seu animal de estimação, você sabe que as vacinas estão em dia, você não precisa se preocupar com doenças zoonoses. 

Agora se for um animalzinho de rua, recomendo que você procure ajuda de um médico, para tomar as providências contra qualquer tipo de doença que possa surgir. 

Bom, humanidade agora que eu já desmistifiquei alguns mitos sobre a mordida dos felinos,  você já sabe como agir caso seja mordido por um gato ou qualquer outro animal. 

Agora sabe o que você pode fazer? Compartilhar esse texto com alguns dos seus amigos humanos, para que todo mundo esteja por dentro das informações e não saia por aí, divulgando coisas que não são verdadeiras sobre os gatos. 

Ronrons,
Chico
CEO – Cansei de ser gato