Esse assunto é polêmico! Você com certeza já se perguntou se gatos devem ou não tomar banho, como dar banho no seu gato, se é legal, etc. Como um bom gato que sou, vou prestar esse serviço à você, humano.
Banho em gatos é complexo porque gato PODE tomar banho, mas gato NÃO DEVE tomar banho. Agora é o momento em que você se pergunta: “Como assim, Chico?”.
Bom, vou explicar rapidamente a diferença do pode e do deve. É simples: não vai fazer mal se você for sensato, humano. Basta não sair dando banho na gente o tempo todo. É importante que fique claro que, nós gatos, não precisamos de banho! Principalmente aqueles gatos que não tem acesso a rua.
Você sabe que nós somos o sinônimo da limpeza, né? O dia tem 24 horas e nós passamos até 16 horas dormindo, enquanto as outras 8 horas que nos sobram, a gente passa tomando banho ou limpando nossos colegas gatos que vivem com a gente.
Então, por gentileza, não me venha com esse papo de que gatos não são limpos! Somos muito, mas muito limpos.
1 – Kit de limpeza
Nós temos um kit de limpeza e este kit é composto por:
– uma língua áspera capaz de tirar os pelos mortos
– uma toalha que são nossas patas dianteiras, já reparou que quando a gente tá tomando banho nós lambemos a pata, passamos no rosto e fazemos movimentos circulares? Nós somos 100% preparados para o momento do banho.
– uma toalha que são nossas patas dianteiras, já reparou que quando a gente tá tomando banho nós lambemos a pata, passamos no rosto e fazemos movimentos circulares? Nós somos 100% preparados para o momento do banho.
Você sabia que começamos a nos limpar ainda bem filhotes? Antes das 4 semanas de vida já temos noções básicas de higiene. Pois é, você pode dizer que já nascemos prontos. Para melhorar, com 5 semanas a gente já tá limpando a família também, incrível, né? Repita comigo: gatos são perfeitos!
2 – Sensibilidade olfativa
Por que somos auto-limpantes?
Além de limpos por natureza, nós somos também muito olfativos e o nosso cheiro precisa ser muito forte em nós.
Por isso, quando você inventa de nos beijar, já começamos logo em seguida a nos lamber, justamente para repor esse nosso cheiro.
Isso acontece também logo depois que a gente sai do “banho” que você acabou de nos dar, ou seja, seu trabalho é invalidado automaticamente. Porque você vai nos dar “banho” com água e shampoo e vamos nos lamber inteirinhos até tirar todos os cheiros estranhos que você colocou na gente.
Outra curiosidade, você sabia que quando a gente lambe outro gato da casa significa que estamos fortalecendo laços? Sim. Fortalecemos laços com higiene.
3 – Quando o banho é necessário?
Existem casos em que nós, gatos, não conseguimos nos limpar sozinhos, essas situações são raríssimas e nesse caso, precisamos da sua ajuda.
Pra você não sair por aí abusando, vou te falar quais são esses casos:
-
Caso o gato seja adotado e tenha vindo da rua.
-
Caso tenhamos problemas dermatológicos e seja recomendação veterinária
-
Caso tenhamos nos sujado com algum produto tóxico dentro de casa
Somente nesses casos que você deve nos dar banho, mas vale ressaltar que: existem sabonetes certos para isso, não vai sair esfregando qualquer coisa que possa consequentemente gerar alguma alergia. Ou seja, consulte nosso veterinário e veja qual o melhor sabonete para usar no caso específico do seu gato.
4 – Associação positiva na hora do banho
E para finalizar, se ainda assim você quer dar uns banhos no seu gato, vou te dar algumas dicas pra que isso ocorra da melhor forma.
A hora do banho tem que ser tranquila, caso você observe que seu gato está muito estressado, suspenda esse banho porque estresse demais pode colocar nossa saúde em risco.
Associe a hora do nosso banho com uma coisa boa, água morna, bacia grande e muitos carinhos. Se você observar que o seu gato está tranquilo, vá em frente com o banho. Um petisco no final é bom e a gente gosta.
Agora se for o contrário, cancela! Estresse não.
Ronrons,
Chico
CEO – Cansei de ser gato
Chico
CEO – Cansei de ser gato