Os 10 mandamentos da caixa de areia

 


As leis da manutenção da caixa de areia têm o poder de livrá-lo dos tempos de xixi e cocô fora da caixa e ajudá-lo a alcançar o paraíso da aceitação felina. 


Terás uma caixa por gato + 1


É possível que essa fórmula também tenha sido escrita em tábuas de pedra como os mandamentos originais. A ideia é que você tenha uma caixa de areia para cada felino na casa, mais uma extra! Se você tem um gato, é bom ter duas caixas e assim sucessivamente. 


Terás várias caixas espalhadas pela casa


Você coloca a caixa de areia na garagem, varanda ou área de serviço porque não quer ficar olhando seu gato fazer cocô ou xixi e isso faz com que ele faça suas necessidades nos lugares errados? 


Localização é o segredo, humano!  Não há como fugir disso, a caixa deve ficar no melhor lugar para o seu gato, não para você. Pense nisso como a melhor situação, senão ou você aceita a caixa de areia onde não quer ou lida com xixi onde definitivamente não gostaria. 


Não usarás areias aromatizadas            


Seu gato tem 200 milhões de receptores de cheiro em comparação aos meros 56 milhões dos humanos. O que só comprova a importância e sensibilidade desse sentido para os gatos.     


Por isso é importante que você entenda o que atrai o seu gato e o que o repele. Uma regra importantíssima é: opte por areias sem cheiro e não coloque aromatizadores de ambiente perto da caixa, humano! Pois fortes fragrâncias, incluindo areias com cheiro, podem afastar o seu gato. 


Como lidar com o cheiro?


A melhor forma de resolver a questão do cheiro é manter a caixa limpa, humano! 


Escolherás a melhor areia para o seu gato 


Claro que a textura da areia é uma questão de preferência individual e varia de felino para felino. 


Vou fazer uma comparação que facilite a compreensão humana: entre fazer suas necessidades em pedras grossas ou finas, qual seria a opção mais confortável? A vasta maioria dos gatos de rua, com certeza, optaria pela segunda opção! 


Por quê? 


Bom, se você está tendo problemas com xixi fora da caixa, gatos que não estão satisfeitos com suas caixas de areia, tendem a usar itens macios como tapetes, roupas ou até mesmo lençóis para demonstrar seu claro desconforto com a textura da areia que está em uso, humano!


Muitos felinos podem ser bem sensíveis em relação à textura áspera de algumas areias como a de sílica ou de grãos mais grossos. 


Ou seja, para manter seu felino satisfeito, o bom senso diz que a melhor opção é a mais simples. Quanto mais sofisticada a areia, maiores as chances de algo dar errado. 


Não encherás demais a caixa de areia do seu felino


Encher a caixa demais é um problema comum simplesmente porque os humanos acreditam na teoria de: quanto mais, melhor. 


Cada gato é diferente, claro e é necessário descobrir o que funciona individualmente com cada um. 


Gatos mais velhos e obesos são os que mais sofrem com caixas cheias demais, porque um gato mais velho pode ficar desconfortável em uma caixa cheia demais, especialmente para fazer cocô, já que o felino precisa se segurar na areia para ter estabilidade, enquanto os gatos mais velhos podem afundar em quantidades muito grandes de areia. 


Na maioria dos casos o indicado é começar com algo em torno de 5 centímetros de areia, humano! A lição desse mandamento é: como tudo em relação a areia, a quantidade também deve ser uma decisão consciente. 


Honrarás a caixa certa 


Seu felino passa muito tempo cavando a areia ou entra cautelosamente como se houvesse algum perigo esperando por ele? 


Lembre-se, a caixa deve ser atrativa, um lugar agradável em que seu gato vai entrar sem pensar duas vezes. O ideal é que a caixa de areia seja  50% maior que o comprimento do seu felino. Ele deve conseguir dar uma volta completa, cavar e encontrar um lugar limpo para fazer suas necessidades sem precisar dar de cara com a parede da caixa. 


Não cobrirás 


Não sou fã de caixas cobertas, humano! 


Alguns felinos, podem não se importar com caixas fechadas, mas elas podem se transformar em zonas de emboscada e pontos mortos, especialmente em uma casa com cães, crianças ou outros gatos. Além do mais, as tampas ficam bastante sujas com o tempo e são difíceis de limpar. 


Gatos de pelo longo ou de dimensões maiores ficam com eletricidade estática ao tocar o plástico das laterais quando entram ou saem da caixa. 


Em outras palavras, os contras são muito maiores, humanos, por que arriscar? 


Não usarás sacos 


Humanos podem achar que usar um saco por baixo da areia irá facilitar a vida deles, mas na verdade muitos gatos não gostam da textura do plástico e podem ficar com as unhas presas. 

E para piorar o saco pode acabar rasgando e deixando o xixi empoçado, uma verdadeira bagunça, humano. 


Manterás a caixa limpa 


Quando foi a última vez que você limpou a areia do seu gato, humano? 


Um estudo recente comprovou que gatos preferem indiscutivelmente usar uma caixa limpa a uma com torrões de xixi ou cocô. Sim, às vezes os humanos precisam que a ciência confirme o que eles já sabem: limpe a caixa do seu gato todos os dias. 


Permitirás que seu gato deseje a caixa alheia 


A melhor forma de descobrir do que seu felino gosta em matéria de caixas de areia é lhe dar escolhas de tamanho, estilo, localização, tipos de areia, etc e acompanhar qual é a mais usada e ajustar de acordo com as escolhas do seu felino. 


Sim, é simples assim, humano! 



Agora que você já sabe quais são os 10 mandamentos da caixa de areia, não há motivos para reclamar do xixi ou cocô fora da caixa se você não oferece as melhores opções para o seu gato. 


Lembrando que fazer as necessidades fora da caixa é uma forma do seu gato dizer que está insatisfeito com a caixa de areia ou que algo relacionado a sua saúde está errado.


Atente-se aos sinais para saber como ajudar seu felino em casos sérios consulte um veterinário especializado em gatos.


Ah, antes que eu me esqueça, escrevi esse texto com base nos meus conhecimentos gatificos e com a ajuda do livro do humano Jackson Galaxy especialista em comportamento felino: o encantador de gatos. 


Espero ter ajudado, humanos!


Ronrons,

Chico.

CEO - Cansei de ser gato 



Compartilhe:

Um comentário :

  1. The 10 Litter Box Commandments is a feline lifesaver! This witty and insightful guide transforms the often-dreaded chore into a seamless and joyful part of cat ownership, making it a must-read for all cat lovers.||How Much Divorce Cost in New York||How Quickly Can You Get A Divorce in New York


    ResponderExcluir

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.