Como os gatos enxergam?

 


Você já ouviu dizer por aí que os gatos enxergam no escuro? Ou se perguntou por que seus olhos brilham quando há pouca luz ou em fotos com flash? Sei que esse é um dos mistérios que mais confundem e intrigam as pessoas. Pois senta aí, humano, que vou te explicar o por quê que isso acontece.


Uma coisa é certa, entre os humanos é muito popular o ditado de que os olhos são a janela da alma, no mundo felino é isso e muito mais. Além de revelarem muito de sua personalidade e beleza, são adequados ao instinto de caça e sobrevivência.


E claro, mostra mais uma vez que os gatos são superiores até nisso, pois no escuro enxergam de seis a oito vezes mais que os seres humanos e apesar de possuírem algumas desvantagens como enxergar cores limitadas e embaçado de longe, isso não atrapalha em nada na desenvoltura do animal.


Afinal, Chico, meu gato enxerga no escuro? 


Em comparação aos humanos, pode-se dizer que sim. No entanto, na escuridão total eles não vêem quase nada, mas são capazes de enxergar com muita pouca luz, o equivalente a entre 40% e 50% a mais que os humanos.


A estrutura responsável pela “captação” de imagens nos gatos é a mesma que nas pessoas, ou seja, cones e bastonetes, só que em quantidade diferentes. Enquanto os humanos são beneficiados pela maior quantidade de cones, os gatos são por possuírem três vezes mais bastonetes.  Isso significa que a retina dos gatos é mais equipada para absorver a luz do que cores, o que faz eles enxergarem muito melhor no escuro. 


Agora você deve estar se perguntando quais cores os gatos enxergam, pois vou te adiantando que não é preto e branco. De acordo com alguns estudos, foi comprovado que os gatos conseguem enxergar cores limitadas, reagindo apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo. Por conta dessa condição, a visão dos gatos não é tão nítida, chegando a ser embaçada e impossibilitando eles de enxergarem os detalhes dos objetos, principalmente em um dia claro, onde suas pupilas se contraem.


Em contrapartida, a visão periférica dos felinos é de 200°, enquanto a dos humanos é de 180°, isso significa que eles enxergam mais coisas sem mover a cabeça, detectando qualquer movimento com facilidade.


Outra curiosidade é que quanto mais longe, mais embaçado os gatos enxergam.  Seu campo de visão é ótimo entre 3 e 6 metros, mas em comparação a visão humana é equivalente a 20 por 100. Isto é, o felino enxerga  em uma distância de 20 metros o que você enxergaria em 100 metros.


E para fechar com a pata de ouro, vou explicar o que faz os olhos dos gatos brilharem no escuro ou em algumas fotos. Isso acontece porque a estrutura ocular dos felinos possui uma membrana chamada região tapetal, ou tapetum lucidum, que funciona como um estímulo duplo de receptores responsáveis pela percepção de cores e formas. 


Essa região é a responsável pelos olhos dos felinos brilharem no escuro ou em fotos com flash, pois é capaz de refletir os raios luminosos. Dessa forma, a luz que já estimulou a retina, volta por ela e faz com que enxerguemos aqueles reflexos verdes, amarelos ou vermelhos nos olhos do animal. Humano, se atente bem ao tirar fotos do seu felino, pois os flashes podem causar irritação no olho do gato. 


Ronrons, 

Chico.

CEO - Cansei de ser gato



Compartilhe:

Um comentário :

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.