Gato envenenado, o que fazer?

 


Todos os gatos possuem algo em comum: curiosidade. 


Devido a isso os felinos tem tendência a explorar, colocar a pata em objetos estranhos e cheirar inúmeras coisas que podem acabar sendo uma substância tóxica. 


Cabe aos humanos ficarem muito atentos para que isso não aconteça. 


Não é comum um gato se auto envenenar, infelizmente existem muitos humanos não humanos, que podem oferecer substâncias tóxicas aos felinos com o intuito de se livrarem deles ou resolver o problema dos miados durante a noite. Além do mais, se o seu gato passa tempo demais na rua (já falei aqui que não sou a favor de rolês na rua), é sempre bom ficar de olho para que ele não sofra um envenenamento. 


Pensando nisso, surge a necessidade urgente de saber o que fazer caso seu gato ou algum gato seja envenenado e como evitar sua morte. 


Infelizmente, os sintomas de envenenamento são bem variados, já que depende da substância ingerida e do grau que a intoxicação se encontra, mas existem alguns sinais comuns que podem ajudar a identificar esse quadro. 


Vômitos e diarreia, às vezes com sangue, salivação excessiva, tosses e espirros, irritação gástrica, pupilas dilatadas, convulsões, tremores e espasmos, dificuldade para respirar, presença de espuma na boca, são alguns dos sintomas mais comuns de envenenamento.


O que fazer após identificar os sintomas:  na maioria dos casos não se tem muito o que fazer, mas a melhor saída é identificar os sintomas e correr com o felino para o veterinário, algo que pode retardar o efeito do envenenamento é realizar os primeiros socorros em casa enquanto o veterinário está a caminho ou a caminho do veterinário. 


Se o profissional veterinário recomendar induzir o vômito, você precisará de uma solução de água oxigenada 3%, uma seringa e a dose correta é 5 mil (1 colher de chá) para cada 2kg do felino. Depois que o felino vomitar, será preciso reduzir a absorção do veneno que passou pelo intestino. Então, sempre tenha comprimidos de carvão ativado em casa, caso não tenha comprimidos mas tenha o carvão a dose indicada é de um grama de pó para cada meio quilo do peso do animal, dissolva o pó em um pouco de água e use uma seringa caso ele tenha dificuldades para engolir. 


Assim que chegar ao veterinário, ele irá analisar o estado do felino e dependendo da substância ingerida, indicará o melhor tratamento, lembrando que é importante seguir todas as recomendações dadas pelo seu veterinário para que a toxicidade saia completamente do organismo do felino. 


Depois que o gato estiver a salvo, fique atento para sempre manter produtos tóxicos fora de seu alcance e bloqueie qualquer acesso para fora de casa! 


Se o felino não for seu, leve-o a alguma ONG onde o felino estará muito mais protegido do que nas ruas. 


Ronrons,

Chico.

CEO - Cansei de ser gato 



Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.