Quando levar o gato ao veterinário?

 


Oi, humanidade, estou escrevendo esse texto com as minhas próprias patas porque é de extrema importância: VETERINÁRIO


Fiz algumas perguntas pra minha veterinária, a Dra. Estela Pazos e espero que sejam úteis para você, humano!


1 - Doutora Estela, porque as pessoas não levam os gatos ao veterinário? 


Isso tem a ver com as pessoas acharem que o gato está bem, justamente porque os gatos não demonstram quando estão doentes. Também existe a dificuldade de tirar um gato de casa e levá-lo a clínica. Muitos humanos não estão orientados a acostumar os gatos com a situação e também com as caixas de transporte, o que acaba sendo um pouco estressante e por isso, algumas pessoas preferem poupar seu gatos desse estresse, só que muitas vezes, isso acaba sacrificando a saúde do felino.


2 - Você acha que existem poucos profissionais especializados em gatos? 


Hoje tá crescendo bastante viu, Chico? Quando eu decidi me especializar em felinos, ainda éramos poucos, mas hoje têm muitos outros veterinários ajudando inclusive na dominação mundial felina e se especializando em cuidar dos gatos. 


3 - Olha só que coisa excelente, Doutora! Existe alguma frequência com que os humanos devem levar os gatos ao veterinário? 


Quando os gatos são filhotes, a gente recomenda que levem para as consultas de rotina porque o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e dependendo da origem de cada gato, é sempre bom fazer uma consulta para avaliar hidratação, nutrição, vermífugos e vacinas, pelo menos de 6 em 6 meses.


Quando os gatos já são adultos, o recomendado é pelo menos 1 vez ao ano visitar um veterinário. E a partir dos 8 anos, o indicado é 1 vez por ano também, mas caso tenha alguma doença de base, o indicado é uma vez por semestre, pra gente poder ir acompanhando e evitar que essas doenças progridam. 


4 - Você pode dar uma dica pros humanos identificarem quando o gato não tá bem e precisa ir ao veterinário?


Geralmente os gatos têm o mesmo sintoma para todas as doenças, ficam quietinhos e param de comer, o que nos dá um leque muito grande de opções do que pode ser. Ou seja, é muito importante ficar atento a esses sinais, principalmente quando os gatos ficam menos ativos e começam a ficar mais resistentes em relação a alimentação. 


5 - E qual é a vacina mais importante que os gatos devem tomar? 


Existem duas modalidades de vacinas, Chico. A V3 é para os gatos que vivem em um ambiente de até 4 gatos, ou seja, para gatos que não saem de casa, pode ser feita em torno de 3 em 3 anos. 


Enquanto a de raiva, têm que fazer todos os anos, sem desculpas, até porque o valor do teste para essa sorologia é em média R$ 700,00, então é bem melhor evitar, né? 


6 - O que é isso de manipular o gato filhote? E por qual razão isso é importante? 


Então, Chico, eu recebo muitas vezes gatos de 8 ou 9 anos, que nunca saíram de casa, nunca viram um veterinário na vida. 
E aí isso torna todo o processo de exame e manipulação muito mais difícil, porque quando é filhote, a gente acostuma ele com os exames, o que às vezes para um gato mais velho é muito mais incômodo. 


7 - Isso ajuda também a saúde bucal do gato, certo?


Sim! É importante a manipulação do gato desde pequeno, justamente para que dê para olhar a boca, ver o estado dos dentes, se há sinal de tártaro, gengivite, cálculo ou até mesmo o caso de algum dente podre. 



Dra. Estela, muitíssimo obrigado pela disposição para responder às nossas dúvidas! 


Viu, humano? Não dá pra ficar vacilando com a saúde do seu gato! 


Levá-lo ao veterinário periodicamente pode poupar você e seu felino de muita dor de cabeça no futuro, sem contar a qualidade de vida muito melhor.

Aqui entre nós, seu gato merece!

Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato


Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.