Por que os gatos tricolores são fêmeas?


Você provavelmente já se perguntou se realmente todas as gatas de três cores são sempre fêmeas e qual a razão por trás disso, certo? A resposta é: praticamente, SIM!


As gatas tricolores, são conhecidas também pelo termo ''carey'', caracterizado pela apresentação de um padrão distinto na cor de seus pelos. Os pelos podem ter tons de laranja, preto e branco, enquanto as proporções de cada cor são variáveis para cada gata. 


Nos gatos machos, existem três cores básicas: preto, alaranjado e branco, enquanto o resto é um resultado de gradientes e mistura de cores. 


Os genes desses animais são responsáveis pelos padrões de pelo que já conhecemos: listrado, liso ou manchado. 


Para entender como é feita a definição da cor da pelagem dos gatos, primeiro precisamos saber de duas coisas:


- essa característica é herdada dos pais do gato. 


- os genes das cores: preto branco e amarelo, estão presentes no cromossomo X. 


Agora que você já sabe disso, vamos para a biologia da coisa. 


Ao fazer novos gatinhos, a reprodução lembra bastante a dos humanos na hora de dividir os cromossomos. 


Funciona da seguinte maneira: a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, o que dará origem a uma fêmea (XX), ou ele pode enviar um cromossomo Y, que originará um macho (XY). 


O que define a pelagem do gato, são os pares de genes que são associados às cores, esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. Por exemplo, para uma fêmea ter três cores ela precisa possuir um cromossomo X com o gene amarelo e outro X com o gene branco dominante. 


Enquanto o macho, para ele ser tricolor, precisaria ter também dois cromossomos X (com o gene amarelo e também o branco), além do cromossomo Y, que o faz ser do sexo masculino. 


Esse acontecimento, conhece-se como Síndrome de Klinefelter, que normalmente causa esterilidade e é uma doença pouco frequente, mas que consequentemente derruba o mito de que todos os gatos tricolor são fêmeas. Por se tratar de uma anomalia, podemos dizer que em situações normais todas as gatas tricolor costumam ser fêmeas. 


Um macho tricolor resulta em uma raridade cromossômica, ou seja, um gato XXY e consequentemente estéril. 

Ronrons,
Chico,
CEO Cansei de ser gato


 

Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.