Por que os gatos ronronam?

 


O ronronar dos gatos é um som que é automaticamente associado com calma e tranquilidade. 

Todos os felinos, leões, leopardos, onças e tigres também ronronam. Esse comportamento é conhecido por trazer uma sensação de bem-estar aos gatos, mas a grande questão é: nem sempre o ronronar pode significar felicidade. 

Antes de falar as inúmeras razões que levam os felinos a ronronarem, entenda o processo cerebral do ato que começa no cérebro do gato, onde um sinal neurológico é enviado inúmeras vezes para os músculos da laringe do felino, fazendo com que elas se contraiam em uma taxa de 25 a 150 vibrações por segundo. Ou seja, quando o gato respirar, o ar passará por suas cordas vocais e produzirá o famoso som do ronronar. Para que o ronronar aconteça, é necessário que o gato tenha as estruturas da laringe bem firmes, pois em outros casos o felino acabaria rugindo. Em felinos selvagens, como tigres e leões, esse rugido serve para marcar território, etc. 

A razão que leva os felinos produzirem o ''som do motorzinho'' está relacionado a situações prazerosas, como longas sessões de cafunés. Quando o gato dorme em seu colo e começa a ronronar, essa é uma forma de demonstrar que ele está feliz e gosta de você. Além de tudo, ronronar faz com que o felino libere endorfina, o hormônio conhecido por gerar bem-estar. 
Para melhorar ainda mais, alguns estudos comprovam que o ronronar dos gatos também é benéfico para os humanos, diminuindo a pressão arterial, reduzindo o risco de ataques cardíacos, etc (mais motivos para adotar um gato).

Há casos também em que os gatos usam este comportamento para aliviar desconfortos, as fêmeas, por exemplo, quando estão em trabalho de parto, costumam ronronar para aliviar as dores das contrações. Quando os filhotes nascem, o principal meio de comunicação entre mãe e filhote é o ronrom, a vibração é a forma da mãe tranquilizar os filhotes que é identificado imediatamente e futuramente será repetido pelos gatinhos, como forma de comunicação. 

Os gatos como já sabemos, camuflam suas dores e doenças porque não gostam de se mostrar vulneráveis, então eles podem ronronar para camuflar isso, ou seja, caso note um comportamento fora do normal e um ronrom sem motivos, leve-o ao veterinário para um exame clínico. 

Fora isso, faça inúmeras terapias de ronrons com seu gato em casa, humano! 

Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato 


Compartilhe:

Um comentário :

  1. Este artigo pode complementar esta postagem:
    https://gatocatblog.blogspot.com/2024/02/por-que-os-gatos-ronronam-descubra-o.html

    ResponderExcluir

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.