Gatas podem ter filhotes de pais diferentes?

 


Já observou uma ninhada de filhotes e percebeu que eles eram completamente diferentes uns dos outros? Será que uma gata pode ter filhotes de pais diferentes em uma mesma ninhada? 


Por incrível que pareça, a resposta é: sim! Fêmeas de gatos e também de cachorros, podem sim ter filhotes de vários machos diferentes em uma única gestação e é bem comum que isso aconteça. Esse acontecimento tem um nome específico: super fecundidade!


Você deve estar se perguntando por qual razão isso acontece, certo? 


Se uma gata acasalar com mais de um gato durante o mesmo período, ela pode sim ter os filhotes de pais diferentes. Cada filhote acaba adquirindo 50% das características da mãe e outros 50% do pai, mesmo que a fêmea tenha copulado com vários machos, os filhotes não terão uma mistura de porcentagem de outros gatos. 


A biologia funciona da seguinte forma: as gatas não liberam os óvulos antes de serem estimulados pelo processo de acasalamento. A fêmea pode acasalar várias vezes e com diferentes machos  antes que seu corpo assuma que a ovulação começou. 


No momento em que um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, uma reação natural consequentemente impede que outro espermatozóide o penetre, porém na hora em que uma fêmea acasalar com machos diferentes, ela pode sim ter cada um de seus óvulos fertilizados por espermatozóides de machos diferentes, pois pode haver esperma de vários machos em seu trato reprodutivo a partir do momento que os óvulos vão sendo fertilizados. 


O período de gestação é pequeno e normalmente dura nove semanas, podendo gerar de três a sete filhotes. 


Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato


Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.