Por que enriquecer a casa para o seu gato?

 



Olá, humanidade!


Como vocês sabem eu sou um pesquisador nato, certo? Enquanto estava navegando pela internet, descobri que o IBGE em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revelou que, no ano passado, havia 22,1 milhões de gatos de estimação no Brasil, muitos destes felinos vivem em apartamentos ou espaços pequenos que precisam passar por um enriquecimento ambiental para garantir uma maior interação e boa saúde dos animais. 


Agora você me pergunta: Chico, o que é enriquecimento ambiental? 


Ora, caro humano, enriquecimento ambiental nada mais é do que tornar o ambiente interessante e estimulante, de forma que o gato se exercite mais e tenha distrações durante o tempo todo.  Ao permitir que tenhamos uma rotina ativa, mesmo em espaços pequenos, problemas de saúde como a obesidade e a diabetes podem ser evitados. 


Vou ter dar ótimas dicas para deixar sua casa muito mais confortável e seu gato menos entediado.


Bom, humano a melhor forma de enriquecer o ambiente para o seu gato de forma digna é pensar no comportamento do felino (dicas da Doutora Juliana), observando o que ele mais gosta de fazer e consequentemente disponibilizar isso de uma forma mais interessante para ele. Pra te ajudar nisso eu e a Dra. Juliana, separamos 5 ótimas dicas para isso, confere aí: 


1º Prateleiras

Somos animais que gostam de lugares altos, onde podemos observar tudo e todos. Nos sentimos mais seguros assim, já que na natureza, também somos presas e usamos essa tática como forma de defesa. 


Ou seja, disponibilizar lugares altos para que possamos ficar confortáveis é uma boa forma de enriquecer o ambiente, sabe a melhor parte de tudo isso? É que na minha loja, existe essa opção sãoas famosas camas suspensas de janela, que além de oferecerem uma vista do lado de fora para nós, permite também que possamos ter um bom controle do ambiente ao nosso redor e observar todas as suas visitas de longe, aprovando-as ou não.


2º Arranhadores

Seu sofá e o forro da sua cama já estão destruídos? 


Já adianto que isso é um comportamento natural, motivado pela nossa necessidade fisiológica de afiar e renovar nossas garras. Ou seja, para evitar que sua casa seja destruída, humano, adquira um bom arranhador para o seu gato, se possível, mais de um! Uma forma de nos acostumar a usá-los é colocando catnip!

Uma coisa importante: arranhador não é só objeto de decoração, humano, ele precisa estar em um local estratégico, e não nos cantinhos da sua casa. O melhor lugar para o arranhador ficar é na passagem do seu gato, no caminho que ele faz entre um cômodo e outro, no caminho até o sofá e não do lado do sofá, entendeu?


(Não é por nada não, mas na minha loja tem 3 modelos lindos de arranhadores de papelão)


3º Esconderijos

Já perdeu seu gato dentro de casa, né? Eu sei. Chegou a se desesperar achando que seu gato havia sumido ou fugido, quando na realidade você o encontrou escondido em uma caixa ou no fundo do guarda-roupa tirando um cochilo?


Pois é! Nós adoramos ficar fora da visão de vocês, podemos dizer que estamos brincando de esconde-esconde. Ou seja, colocar caminhas, redes, tocas e caixas em locais mais reservados faz com que fiquemos mais confortáveis. 


4º Brinquedos

Gatos são excelente caçadores, isso vocês não podem negar! Os brinquedos servem justamente para reproduzir um pouco desses instintos reprimidos já que somos domesticados. 


Para tornar nossa rotina menos monótona é recomendável que você expanda as opções de brinquedos para nós, mas não dê todos os brinquedos de uma vez, reveze, guarde, troque e renove com catnip pro seu gato ficar ainda mais interessado.

Vale lembrar que mesmo que seu gato tenha prateleiras, arranhadores e esconderijos, é importante ter brinquedos que precisem da sua interação, varinhas, fitas e afins, isso melhora muito sua relação com seu gato. 


5º Caminhas


Último porém não menos importante:

Claro que precisamos de um local agradável para dormir! Sim, as camas também fazem parte do enriquecimento ambiental para casas com gatos, humano. 


Lembre-se de escolher um local ideal para colocá-la: longe de onde comemos, fazemos nossas necessidades, sem muitos barulhos e que seja arejado. Amamos camas altas, suspensas e seguras.


Seguindo essas dicas valiosas você vai garantir o bem-estar e deixar a sua casa muito mais interessante e desafiadora para o seu gato (e ele merece). 



Ronrons,

Chico

CEO - Cansei de ser gato


Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.