O que é lipidose hepática felina?

 


Já ouviu falar sobre lipidose hepática, mas não faz ideia do que significa e como ela pode prejudicar a saúde do seu gato?


A lipidose hepática ou fígado gorduroso, é uma síndrome caracterizada pelo excesso de gordura acumulada no fígado dos felinos. De forma resumida e simples, é quando ocorre um desequilíbrio entre a chegada e a saída de gordura dentro das células do fígado devido a inúmeros mecanismos diferentes, gerando o acúmulo de gordura.


A maioria dos felinos que desenvolvem esta doença, apresentam problemas de obesidade ou passaram por situações de estresse e nervoso, apresentando um quadro de anorexia gerando a lipidose. Lembrando que, gatos que não recebem uma alimentação adequada estão sujeitos ao desenvolvimento da doença.


Os principais sintomas da lipidose hepática felina, são: perda de peso, vômitos, diarreias ou constipação, palidez, depressão, perda de apetite, fadiga e indisposição. 


Como tratar a lipidose? 


Ela tem cura? 


SIM!


Se a doença for diagnosticada logo no início é possível tratar, o tratamento consiste em uma mudança na alimentação do felino, que vai buscar estabelecer suporte nutricional, correção da desidratação e do desequilíbrio de sal no organismo do gato. 


Após o diagnóstico veterinário, será indicada uma dieta bem específica para o caso do felino com intuito de que ele se recupere o quanto antes, mas é muito importante seguir à risca todas as orientações passadas pelo médico veterinário. 


"Chico, mas como eu posso prevenir a lipidose?"


A prevenção é a melhor maneira de manter seu felino sempre saudável, humano! E mesmo que não haja uma forma totalmente eficaz de prevenir a lipidose hepática nos felinos, alguns cuidados podem reduzir os riscos consideravelmente, como: manter seu felino em uma condição corporal adequada é um dos segredos para que ele não seja acometido pela doença. 


É de extrema importância ficar ligado ao nível de gordura corporal do seu felino, caso ele esteja magro demais, deve-se ter uma atenção especial com a saúde dele como um todo, porque perda de peso pode significar inúmeras coisas além da lipidose.


É importante saber que um gato saudável, não pode ser obeso nem desnutrido, isso está diretamente ligado a uma alimentação de qualidade, fator fundamental na prevenção da lipidose hepática felina, seu gato merece uma alimentação de qualidade nobre, humano! 


Além do mais, visitas regulares ao veterinário devem ser feitas para garantir que não exista nenhum problema com a saúde geral do seu felino. 


Até a próxima!


Ronrons,

Chico

CEO - Cansei de ser gato 



Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.