Devo cortar a unha do meu gato? Como fazer isso com segurança?


Você sabia que arranhar é a segunda atividade favorita dos gatos? Pois é, humano! A favorita é dormir, claro!


Embora nem sempre seja necessário cortar as unhas do seu gato. Existem casos em que você deve ter esse cuidado regular caso seu felino não tenha acesso a arranhadores ou outros objetos para afiar as unhas. 


Enquanto ao mesmo tempo, felinos que possuem arranhadores além de conservar o estado de suas unhas, liberam estresse através do ato de arranhar, tornando o arranhar também uma forma de comunicação com outros gatos, deixando marcas que indicam sua presença e delimitando a propriedade daquele território. 


Uma das maiores dúvidas é: de quanto em quanto tempo devo cortar as unhas do meu gato? 


Como citado anteriormente, a frequência do corte das unhas do seu gato, depende muito do nível de atividade diária do felino e de sua necessidade de afiar as unhas sem danificar os móveis da sua casa. 


Normalmente as unhas da frente necessitam ser cortada duas vezes por mês, ou seja a cada quinze dias, enquanto as de trás necessitam de um corte mensal na maioria dos casos. Lembrando que o uso de arranhadores pode sim adiar o momento de cortar as unhas, já que o desgaste das unhas é um dos benefícios que eles oferecem.


Agora que já sabemos a periodicidade do corte das unhas do seu felino, é provável que a próxima dúvida seja: como cortar as unhas do seu gato de forma segura, certo? 


Para evitar traumas, essa atividade requer muito cuidado e atenção. Para começar, você precisará de uma tesoura própria para cortar as unhas do seu gato, NUNCA use tesouras normais. 


Em seguida, é importante que você seja paciente e delicado, enrole o felino em uma toalha e coloque-o no seu colo, tirando uma pata de cada vez para cortar as unhas, se necessário, use luvas largas e grossas para evitar possíveis arranhões. 


Quando tiver com a pata em sua mão, pressione cada dedinho levemente e as garras sairão sozinhas. Encontre a unha branca, normalmente localizada no centro, corte APENAS a parte branca! Já que a parte escura ou avermelhada possui vasos sanguíneos e ao ser cortada pode fazer com que seu gato sangre e sinta muita dor. Então preste atenção e corte apenas a pontinha da unha do seu felino, para não mutilar nenhum nervo sem querer.





É importante que você mantenha a calma enquanto corta as unhas do seu gato, usando um tom de voz suave para que o gato sinta-se tranquilo, não esqueça de sempre oferecer uma recompensa para que ao longo do tempo o felino associe o ato de cortar as unhas como algo positivo. 


Caso não sinta-se seguro para cortar as unhas do seu gato sozinho, consulte um veterinário para que ele mesmo o faça sem que seu gato corra riscos. 


Ronrons,
Chico

CEO - Cansei de ser gato

Compartilhe:

Um comentário :

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.