Gatos podem doar sangue?



Exatamente, humano! Gatos também podem doar sangue. 


Pouco se fala sobre essa doação tão importante, que além de ser um ato de amor, traz muitos benefícios para os animais receptores e também os doadores. 


Toda vez que seu gato doa sangue, são realizados diversos exames que ajudam no monitoramento de saúde de graça! Os felinos que doam sangue, recebem um hemograma completo, teste de função renal, sorologia para FIV e FELV, micoplasmose e avaliação do tipo sanguíneo. 


Os gatos entre si, possuem diferentes tipos sanguíneos, que variam entre as raças. Antes de qualquer transfusão sempre é realizado um teste de compatibilidade. Essa tecnologia permite que uma bolsa de sangue se transforme em outras três, onde uma é um concentrado de hemácias, outra um concentrado de plaquetas e por último uma com plasma. A doação de sangue de um gato pode ajudar outros dois felinos! 


Para ser doador o felino precisa ser dócil, já que a coleta normalmente é feita pela veia jugular, e como os gatos são agitados por natureza, os felinos costumam ser sedados para evitar qualquer possível estresse. Lembrando que não há nenhum efeito colateral e em aproximadamente três meses o volume de sangue é reposto pelo organismo e o felino já pode fazer uma nova doação. 


As doações de sangue costumam ser realizadas em bancos de sangue, universidades ou até mesmo clínicas veterinárias. A retirada é segura para o felino e não demora mais do que uma hora. 


Os gatos que podem ser doadores precisam ter essas características:


- temperamento dócil
- peso mínimo de 4 kg
- vacinação e vermifugação atualizadas
- controle de pulgas e carrapatos
- não estar no cio ou ter saído há um mês
- não apresentar doença ou transfusão prévia
- idade entre 1 e 7 anos.


Uma curiosidade sobre a tipagem sanguínea dos felinos é que eles possuem três tipos sanguíneos: A, B e AB. O teste de compatibilidade e a tipagem sanguínea são extremamente importantes para prevenir qualquer reação na hora da transfusão. 


Agora que você já conhece a possibilidade, caso seu gato esteja dentro dos requisitos de doador, que tal ajudar outros felinos que estão precisando de sangue por aí? 


Ronrons,
Chico.
CEO - Cansei de ser gato

Compartilhe:

Um comentário :

  1. Meu gatinho mais novo precisou de transfusao de sangue semana passada, quase morre de anemia se eu não troco de veterinário a tempo! Prestem atenção em seus gatos!! Letargia demais não é normal! Faz um post sobre isso mamãe do Chico.

    ResponderExcluir

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.