Qual foi o primeiro felino doméstico da história?



Já observou um gato esbanjando elegância por aí e se perguntou de onde surgiu esse ser tão único e perfeito? 


A resposta para a origem dos gatos domésticos não é muito simples, mas de forma muito resumida o resultado que temos hoje é o reflexo de um processo de anos de seleção natural. 


Ao entender a seleção natural, sabemos que é possível pular certas etapas do processo, mas antes da domesticação, a seleção natural criou o ancestral comum do gato que temos hoje e isso aconteceu há mais de 100 mil anos, a partir de um cruzamento de cinco espécies diferentes de felinos para chegar ao famoso ancestral dos felinos lindos e charmosos que temos hoje. 


Foi entre 10 a 12 mil anos atrás que os gatos foram domesticados (diferentemente dos cachorros que foram domesticados há 30 mil anos), cientistas supõem que a domesticação teve início através de agricultores que usaram os instintos dos felinos para proteger suas plantações de cereais que atraiam muitos roedores. O gato que se acostumava com essa situação, acabava se tornando mais dócil e permitia o contato humano com mais facilidade. Esse foi o ponto inicial da domesticação e da origem dos gatos que temos hoje. 


Outro ponto importante na história da origem dos felinos domésticos é que em algumas culturas os gatos eram adorados como um deus e eram considerados símbolos de boa sorte. 


Esse processo teve um grande impacto no Egito Antigo, onde os gatos eram realmente adorados pela população, mas como mencionei anteriormente, o felino que fosse mais social aumentava as chances de contato entre humanos e gatos, e foi a partir disso que começaram a surgir um grande número de raças de gatos, que cruzavam com outros felinos já domesticados e até mesmo com outras espécies selvagens de pequeno porte e aí os gatos domésticos foram se multiplicando e se espalhando pelo mundo.


É claro que depois de conviver com um gato, o ser humano nunca mais viveu sem ele, né? Vale lembrar que só não gosta de gatos, quem nunca conviveu com um!


Ronrons,
Chico
CEO Cansei de ser gato

Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.