Como identificar se meu gato está gordo?



Com dúvidas para identificar se seu gato está andando ou rolando pela casa, humano? 


Não sabe se é gordura ou excesso de gostosura? 


No texto de hoje, você vai descobrir se o excesso de gostosura do seu gato ainda é considerado saudável!


Ao levar seu gato em uma clínica veterinária, você poderá observar que os especialistas usam um sistema de 9 pontos para avaliar a condição corporal do seu felino, onde o ponto 1 significa que seu gato está extremamente magro, desnutrido, enquanto a pontuação 9 indica que o animal é extremamente gordo. 


Agora você deve estar se perguntando: como devo analisar esses pontos corporais? Bom, já adianto que existem inúmeras formas específicas que observamos nos gatos:


1º É preciso sentir a costela do gato, deve haver uma pequena quantidade de gordura sobre elas, mas cada costela deve ser sentida nitidamente, caso você consiga ver as costelas, o animal está muito magro. Se você não pode senti-las de jeito nenhum, o animal está com muito excesso de peso. 


2º Verifique a área perto da base da cauda. Você deve sentir um pouquinho de gordura cobrindo essa área e ela deve ser macia. Caso os ossos estejam salientes, o animal está muito magro, se você não consegue sentir nenhum osso, o animal está com excesso de peso. 


3º Olhe para o seu gato de cima, deve ser possível observar uma cintura por trás das costelas. Se essa cintura está aparecendo demais, ou de novo, os ossos são visíveis, o gato está muito magro. Se não houver nenhuma cintura, ou pior, o espaço entre as costelas e quadril é muito mais largo do que o quadril ou as costelas, o gato está acima do peso. 


Tabela de avaliação corporal felina: 




Caso você não esteja sabendo diferenciar gordura, de excesso de gostosura, procure um veterinário, humano! Apenas o veterinário pode confirmar qual o nível de obesidade do seu gato e sugerir uma dieta adequada. Vale lembrar que apesar dos gatos gordinhos serem irresistíveis, a obesidade pode trazer diversos problemas de saúde e diminuir a qualidade de vida do seu gato. Consulte um veterinário!


Ronrons,
Chico

CEO Cansei de ser gato

Compartilhe:

Um comentário :

  1. Olá!

    Minha gata solta muita "caspa". Será que isso está associado ao peso?

    ResponderExcluir

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.