Por que os gatos dormem tanto?


Humano, sabe quando nós deitamos no seu colo ou deitamos com você na cama, ocupamos metade do espaço e você nem consegue se mexer para não atrapalhar nosso sono?

É sobre isso que eu vou falar hoje: porque os gatos dormem tanto.

Você provavelmente já notou que temos o costume de dormir grande parte do dia, certo? Cientistas ainda não conseguiram desvendar 100% do porque dormimos tanto. 

1 - Somos caçadores 

Os gatos dormem muito porque são caçadores. O que faz com que economizem energia para uma eventual caçada, mesmo que isso seja pouco provável por serem domesticados, mas vai que surge algum animal voador por aí, né? Eles precisam estar prontos para te proteger. 

2 - Sonequinhas repositoras de energia 

Enquanto os humanos dormem de 6 a 8 horas por dia e estão satisfeitos, os gatos costumam dormir em torno de 16 horas por dia.

A diferença entre felinos e humanos é que enquanto humanos precisam de no mínimo 8 horas de sono contínuo para sobreviver ao dia de trabalho. Os gatos não dormem 16 horas contínuas, eles tiram as sonequinhas esporádicas e têm o sono profundo. 

Que inclusive, já vou explicar como identificar se seu gato está tendo um sono pesadão ou apenas uma sonequinha. 

Vou admitir que, às vezes os gatos só vão dormir por tédio. Por isso é importante que você brinque com ele e ofereça distrações, porque se não ele só vai dormir mesmo e não adianta reclamar, a solução é: disponibilizar distrações, humano. 

3 - Temos hábitos noturnos 

Outra coisa que influencia muito no fato dos gatos dormirem muito durante o dia é que são animais de hábitos noturnos, como seus ancestrais e primos, os leões, tigres, etc. 

No horário que você está indo dormir, os gatos estão acordando. Nessa hora que é bom ter algo para entreter-los!

4 - Mudando os hábitos pelo humano

Alguns gatos são tão apegados aos seus humanos que podem sim, alterar seu horário de sono só pra dormir coladinho em você. 

5 - Gatos também sonham 

E aqui vai uma novidade: você sabia que gatos também sonham?  

Pois é, não são só vocês que sonham, humanos! Os gatos também sonham com um mundo rodeado de sachês ilimitados para comerem a qualquer hora, só coisa boa. 

Mas saiba que eles só sonham se estiverem em um sono profundo, as sonequinhas não fornecem um universo de sachês ilimitados (infelizmente). 

6 - Sono pesadão x sonequinha

Ah, inclusive,  falei lá em cima que ia te ensinar a identificar quando seu gato está dormindo em um sono profundo ou está tirando apenas uma soneca. 

Bom, o sono profundo é quando os gatos estão deitados igual bolinha, com a pata ou rabo sobre os olhos evitando qualquer luminosidade ou então quando eles estão deitados de barriga pra cima, aí podem estar até sonhando, inclusive. 

Qualquer outra posição que estiverem é um sono leve, ou seja, ainda estão atentos ao que está acontecendo ao seu redor.

Para finalizar este texto cheio de informações importantes sobre o sono felino, vou falar também sobre o ritual logo depois de acordar: acordam, uma piscadinha, bocejada bem longa, uma espreguiçada igual yoga, um alongamento e aí estão prontos pra ir lá te pedir comida. 

Anotou todas as minhas dicas, humano?

Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato 


Compartilhe:

Um comentário :

  1. Amei! Meus 3 filhinhos alteram o horário de sono para dormir comigo, mas lá pelas 5h eles enlouquecem. Alguma dica?

    ResponderExcluir

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.