Mudança de país com gatos



Olá, humanidade!

O tema deste texto é: mudança de país com gatos.

Caso vá mudar de casa dentro do território brasileiro, já adianto que seu gato irá precisar apenas de um atestado de saúde emitido por um veterinário. 

Agora, se o destino for outro país, além do atestado de saúde, seu felino irá precisar de documentos expedidos pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional, mais conhecido como Vigiagro. Os documentos que você irá precisar, são conhecidos como Certificado Veterinário Internacional o famoso CVI e o Passaporte para trânsito de cães e gatos. 

São esses documentos que citei anteriormente que vão permitir que você saia do Brasil com seu felino e entre em outro país, sem problemas com a legislação. Vale ressaltar, que alguns países são bastante rígidos com a entrada de animais de estimação, é aconselhável que você entre em contato com a embaixada do país de destino para saber o que é necessário. 

Para te ajudar nessa missão, separei nos tópicos abaixo tudo que você irá precisar para tornar essa experiência muito mais proveitosa para você e o seu felino.

Preparativos para a mudança

É importante começar os preparativos bem antes da data da viagem, dependendo da distância, justamente para que você possa organizar todos os documentos para que seu gato possa entrar no país, sem dores de cabeça e quanto menos estresse, melhor para você e seu felino.

Documentos necessários para a viagem

Seu gato irá precisar de todos os documentos expedidos pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), esses documentos são:
- CVI ou Certificado Veterinário Internacional
- Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos

Lembrando que para emitir o CVI é necessário ligar na vigiagro 30 dias antes da viagem e agendar a entrevista para a emissão do mesmo.  

Caixa de transporte

Existem três dicas básicas pra encontrar a caixa perfeita para o gato que são: 

- A caixa de transporte não podem ter rodinhas de jeito nenhum, podem ser desparafusadas ou presas juntas
- O animal precisa conseguir FICAR DE PÉ na caixa, sem abaixar o pescoço, e conseguir dar uma volta completa ao redor do seu próprio corpo
- As travas precisam ser de ferro, confira mil vezes se não tem como elas abrirem por acidente.

É muito importante estar atento a esses requisitos para que seu gato não corra riscos durante a viagem. 

Chegada ao país 

Em alguns países, além de exigirem a vacinação em dia e todos os documentos atestando a saúde do felino, exigem também que ele fique em quarentena ao chegar lá, é importante que você esteja atento sobre essa possibilidade, humano. 

Toda essas informações podem ser obtidas na embaixada ou consulado do país para onde você irá viajar. 

Adaptação na nova casa

Ao mudar de casa ou país, as atenções devem ser as mesmas como se você tivesse adotado um novo gato, ou seja: tela, caixa de areia, comida, água, deixar o animal explorar o lugar e ter aquele cantinho onde ele sabe que vai estar seguro, lembrando que também é muito importante enriquecer o ambiente para que o seu gato gaste energia e não se torne sedentário ou até mesmo deprimido. 




Para mostrar pra vocês que isso é possível, eu trouxe uma convidada que fez isso na prática e vai contar literalmente tudo o que você precisa saber para tornar essa experiência agradável e tranquila pro seu gato.  A minha convidada hoje mora na Califórnia com 3 gatos, é a Karen Sampaio! Além de ser minha convidada, a Karen trabalha comigo há 5 anos, ela é designer e diretora de arte. 

Karen, me conta um pouca da sua experiência?

Pra começar, como eu tinha três gatos, um dos meus maiores medos era não conseguir levá-los, porque algumas companhias aéreas pedem apenas 2 animais por aeronave, mas depois de ligar para diversas companhias, algumas disseram que era possível levar os 3 felinos sem problemas, o que me deixou muito mais tranquila. Eu comecei todo o processo com mais de 30 dias, porque o documento mais importante é o da Vigiagro em que o animal só sai do país com o CVI. Contratei uma empresa para fazer toda a parte burocrática, eles compraram todas as passagens, inclusive as dos gatos que precisava ser reservada.  

No dia da viagem, fizemos escala em Houston, onde os gatos precisaram ficar 3 horas por causa do programa da empresa, que exigia que o animal ficasse descansando, eles pegaram um voo 3 horas depois do nosso e fomos buscá-lo no terminal de carga e descarga após o tempo de voo. Ao chegarmos lá, eles não precisaram ficar em quarentena, já que os Estados Unidos só exigem a vacina anti-rábica porque lá a doença já foi erradicada. Chegando na nova casa eu optei por jogar aromas conhecidos para ajudar a deixá-los mais familiarizados e hoje eles estão vivendo super bem. 

Bom, humanos pra finalizar e facilitar a sua vida eu vou fazer uma lista rápida de praticamente tudo que você vai precisar fazer para sair do país com o seu gato, confere aí:

- Pesquisar as passagens aéreas e condições
- Descobrir quais vacinas tomar e aplicar com no mínimo 30 dias antes da viagem
- 30 dias antes da viagem, ligar na vigiagro da cidade e agendar a entrevista para emissão do CVI (Certificado Veterinário Internacional). 
- Fazer atestado de saúde veterinário com menos de 30 dias da viagem.
- Reservar as passagens dos gatos no voo e fazer os pagamentos
- Fazer a entrevista na Vigiagro, o certificado precisa ter uma validade de 5 dias antes da viagem.  
- Comprar as caixas de transporte dentro das especificações de cada companhia aérea. 
- Chegar no aeroporto 3 horas para poder fazer o despache dos gatos. 

Vale lembrar que independente das informações citadas aqui, é importantíssimo que você sempre confirme junto com os órgãos competentes e confirmar os procedimentos com as companhias aéreas, porque as regras podem mudar e variar de país para país. 

Ah, importante também que abandonar o seu gato NÃO é uma opção. 

Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato
Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.