Gatos devem tomar banho?


Esse assunto é polêmico! Você com certeza já se perguntou se gatos devem ou não tomar banho, como dar banho no seu gato, se é legal, etc. Como um bom gato que sou, vou prestar esse serviço à você, humano.

Banho em gatos é complexo porque gato PODE tomar banho, mas gato NÃO DEVE tomar banho. Agora é o momento em que você se pergunta: “Como assim, Chico?”. 

Bom, vou explicar rapidamente a diferença do pode e do deve. É simples: não vai fazer mal se você for sensato, humano. Basta não sair dando banho na gente o tempo todo. É importante que fique claro que, nós gatos, não precisamos de banho! Principalmente aqueles gatos que não tem acesso a rua. 

Você sabe que nós somos o sinônimo da limpeza, né? O dia tem 24 horas e nós passamos até 16 horas dormindo, enquanto as outras 8 horas que nos sobram, a gente passa tomando banho ou limpando nossos colegas gatos que vivem com a gente. 

Então, por gentileza, não me venha com esse papo de que gatos não são limpos! Somos muito, mas muito limpos.

1 - Kit de limpeza 

Nós temos um kit de limpeza e este kit é composto por:
- uma língua áspera capaz de tirar os pelos mortos
- uma toalha que são nossas patas dianteiras, já reparou que quando a gente tá tomando banho nós lambemos a pata, passamos no rosto e fazemos movimentos circulares? Nós somos 100% preparados para o momento do banho. 

Você sabia que começamos a nos limpar ainda bem filhotes? Antes das 4 semanas de vida já temos noções básicas de higiene. Pois é, você pode dizer que já nascemos prontos. Para melhorar, com 5 semanas a gente já tá limpando a família também, incrível, né? Repita comigo: gatos são perfeitos!

2 - Sensibilidade olfativa 

Por que somos auto-limpantes? 

Além de limpos por natureza, nós somos também muito olfativos e o nosso cheiro precisa ser muito forte em nós.

Por isso, quando você inventa de nos beijar, já começamos logo em seguida a nos lamber, justamente para repor esse nosso cheiro.

Isso acontece também logo depois que a gente sai do “banho” que você acabou de nos dar, ou seja, seu trabalho é invalidado automaticamente. Porque você vai nos dar “banho” com água e shampoo e vamos nos lamber inteirinhos até tirar todos os cheiros estranhos que você colocou na gente.  

Outra curiosidade, você sabia que quando a gente lambe outro gato da casa significa que estamos fortalecendo laços? Sim. Fortalecemos laços com higiene. 

3 - Quando o banho é necessário?

Existem casos em que nós, gatos, não conseguimos nos limpar sozinhos, essas situações são raríssimas e nesse caso, precisamos da sua ajuda. 

Pra você não sair por aí abusando, vou te falar quais são esses casos: 

  • Caso o gato seja adotado e tenha vindo da rua.
  • Caso tenhamos problemas dermatológicos e seja recomendação veterinária 
  • Caso tenhamos nos sujado com algum produto tóxico dentro de casa

Somente nesses casos que você deve nos dar banho, mas vale ressaltar que: existem sabonetes certos para isso, não vai sair esfregando qualquer coisa que possa consequentemente gerar alguma alergia. Ou seja, consulte nosso veterinário e veja qual o melhor sabonete para usar no caso específico do seu gato.

4 - Associação positiva na hora do banho

E para finalizar, se ainda assim você quer dar uns banhos no seu gato, vou te dar algumas dicas pra que isso ocorra da melhor forma.
A hora do banho tem que ser tranquila, caso você observe que seu gato está muito estressado, suspenda esse banho porque estresse demais pode colocar nossa saúde em risco. 

Associe a hora do nosso banho com uma coisa boa, água morna, bacia grande e muitos carinhos. Se você observar que o seu gato está tranquilo, vá em frente com o banho. Um petisco no final é bom e a gente gosta.

Agora se for o contrário, cancela! Estresse não.
Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato

Compartilhe:

3 comentários :

  1. Meu gato, Sírius, simplesmente ama banho e água. Evitamos e damos apenas uma vez por mês. Mas quando ele vê a gente pegar a toalhinha dele, e o o shampoo, ele fica todo feliz. E temos que cuidar para ele não entrar junto no box com a gente diariamente. Já tive gatos que não gostavam de banho.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelas informações!
    O trabalho de vocês é importante e os gatinhos agradecem 🙏🙂😽

    ResponderExcluir

  3. While some cats may tolerate baths,||Abogado de Multas de Tráfico Nueva Jersey||Domestic Violence Charges New Jersey most felines are meticulous groomers and may not need regular bathing. It's essential to gauge your cat's comfort level and consider alternatives like brushing to maintain their hygiene.





    ResponderExcluir

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.