Adotei um gato e agora?



Oi, humano! Tá pensando em adotar um gato e não faz a mínima ideia de quais são os requisitos necessários para ter um felino rondando sua casa? 


Vou te dar umas dicas:


1- VETERINÁRIO


A primeira e mais importante delas é: LEVÁ-LO AO VETERINÁRIO.  


Para ter um felino em casa, é muito importante que você cuide bem dele! 

Humanos tem mania não levar os gatos para check-up/exames de rotina, só levam quando apresentam algum sintoma. Esse erro precisa acabar, humanidade!


É importante que você agende uma consulta com o veterinário de sua preferência (se possível, procure um especialista em felinos) para que ele te dê informações sobre: vacinas, teste de fiv e felv, vermífugo, pulgas, idade do gato, alimentação e castração. 


Essa primeira consulta é essencial para garantir qualidade de vida ao seu felino, pois nessa consulta, algumas doenças já podem ser identificadas e outras podem ser prevenidas.


Lembre-se sempre de que o diagnóstico precoce de algumas doenças, pode evitar futuras complicações. 


2- TELA DE SEGURANÇA


Você precisa proteger o seu gato, humano! Não venha me dizer que ele não sobe na janela do seu apartamento ou que você mora em uma casa e não tem como telar o quintal. 


Mesmo que esse seja o comportamento do seu gato, em um momento de stress ou susto isso pode mudar e ele pode cair da janela ou sair para a rua. 


“Mas porque meu gato não pode ir dar uma voltinha na rua, Chico?”


Posso te dar vários motivos: Ele pode contrair doenças (brigando com outros animais ou se alimentando com algo contaminado), pode se acidentar (caindo de algum muro, por exemplo), pode ser atropelado, pode ser atacado por um predador canino ou pode simplesmente cruzar com um humano desumano, que pode envenená-lo ou machucá-lo.


Enfim, são inúmeros motivos para não deixar seu gato acessar a rua, humano! Principalmente se você está numa cidade grande e movimentada. Então providencie telas o quanto antes ou mantenha as portas e janelas fechadas enquanto você não resolver essa pendência.


3- CAIXA DE AREIA 


Você sabe ou já ouviu falar que nós somos muito limpinhos né?  Então além de providenciar uma caixa de areia, é importante que você a mantenha limpa (sim, tem que limpar todo dia!) E caso você tenha mais de um gato, o cálculo para chegar no número de caixas de areia necessárias é o seguinte: 1 CAIXA POR GATO + 1.


Ou seja, se você tem 2 gatos = 3 caixas. Se você tem 3 gatos = 4 caixas. 


Dica extra: faça um teste com várias marcas de areia e escolha a que você e seu gato preferirem. Gatos gostam de areias que se aproximem da natural, evite pedras, serragens, jornais.


Boa notícia: você não precisa nos ensinar a usar a caixa de areia porque nós literalmente já nascemos sabendo!


4 - ALIMENTAÇÃO 


Depois de conversar com o veterinário, você vai descobrir qual a melhor ração que você pode nos oferecer. 


Então, após descobrir qual marca de ração e sachê você deve nos dar, o próximo passo é oferecer essa alimentação em um comedouro legal. Como por exemplo de porcelana, cerâmica, inox ou até mesmo vidro. Inclusive, esses comedouros devem ser bem larguinhos para não incomodar nossos bigodes ultra sensíveis. 


“Ah, mas porque não posso usar potinhos de plástico, Chico?”


Potinhos de plástico, não são indicados porque o plástico é poroso e acumula muita bactéria, podendo colocar nossa saúde em risco. 


Então, opte por comedouros de qualidade para seu gato humano, ele merece, inclusive na minha loja tem comedouros de cerâmica, porcelana e inox, tudo pensado no bem estar e qualidade de vida do seu gato,!


5 - ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL 


Minha próxima e última dica é: torne o ambiente interessante para o seu gato. 


“Como assim, Chico?”


Bom, é o seguinte:  a gente precisa se distrair! Principalmente se você fica o dia todo fora, nós precisamos gastar energia. Uma boa dica é enriquecer o ambiente com camas suspensas, arranhadores, prateleiras e até mesmo brinquedos que vão manter a gente ocupado por um tempo.


Uma das minhas dicas, que inclusive a gente gosta bastante é investir no famoso catnip, ou então, mais conhecido como: erva do gato, que têm efeitos maravilhosos e ajuda a gente a gastar bastante energia, ou seja, os riscos de obesidade diminuem consideravelmente. 


Então, uma casa bem verticalizada com brinquedos, onde possamos explorar, arranhar, pular, correr e gastar bastante energia é o que todo gato merece. 


E aí, humano, anotou tudo? 


Vamos recapitular:

- Veterinário
- Tela
- Caixa de areia
- Comida e água
- Enriquecimento ambiental

Tela, caixa de areia, comida e água são requisitos básicos! Se tudo estiver de acordo, te dou uma ótima notícia: você já pode adotar um gato, humano!

Ronrons,
Chico
CEO - Cansei de ser gato 
Compartilhe:

Postar um comentário

Cansei de Ser Gato - Blog. Designed by OddThemes. Implantado por Consultor Net.